CPA Comissão Própria de Avaliação

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Parabéns aos acadêmicos, professores e funcionários por sua participação nas atividades da CPA. Somente com a participação consciente e sincera de todos, poderemos identificar a realidade da Instituição e assim contribuir para o acerto e adequação das decisões de investimento, gestão e aprimoramento pedagógico das nossas atividades educacionais. Aguardamos suas sugestões pelo e-mail cpa@aems.edu.br !

O QUE É CPA?

A CPA é a Comissão Própria de Avaliação formada por professores, funcionários e alunos. Foi instituída em 2004 pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e desenvolvimento de processos de autoavaliação das políticas de ensino, pesquisa e extensão desta comunidade acadêmica. Para tanto reúne-se periodicamente, registra suas decisões e resultados em atas e relatórios, busca informações junto aos responsáveis e integrantes dos cursos e serviços acadêmicos e administrativos da Instituição, acompanha as comissões de avaliação externa e aplica questionários aos alunos, professores e funcionários, sobre as principais dimensões da Instituição. Os resultados são divulgados nesta página em forma de relatório e também são encaminhados às instâncias de gestão e Diretoria, para conhecimento, planejamento e providências.

Como a instituição é avaliada?

A CPA elabora semestralmente questionários de avaliação, os quais são aplicados aos integrantes dos três segmentos da Instituição: alunos, professores e funcionários. As questões cuidam da organização didático e pedagógica, dos serviços administrativos e acadêmicos, da infraestrutura, em especial do acervo da biblioteca, dos laboratórios, de atividades de extensão, de responsabilidade social, comunicação interna e externa, de eventos e de produção científica, de modo a abranger as dimensões relativas à missão da IES, políticas institucionais, atividades de ensino, atendimento aos alunos, gestão e planejamento da Instituição e funcionamento dos colegiados.

Além disso, obtém informações nos relatórios de avaliações externas, elaborados por comissões de avaliação do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação e tem acesso aos registros acadêmicos e contábeis da Instituição.

Assim, como todas as instituições de educação superior integrantes do sistema nacional, as Faculdades Integradas de Três Lagoas são avaliadas internamente pela CPA e externamente pelo Ministério da Educação.

Dimensões avaliadas pela CPA da AEMS

A avaliação própria procura englobar a verificação das seguintes dimensões:

  1. 1. Missão e cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional;
  2. 2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação e a Extensão;
  3. 3. Responsabilidade social da instituição, considerada a sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social da região;
  4. 4. Comunicação interna e externa com a sociedade;
  5. 5. Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho;
  6. 6. Organização, planejamento e gestão da instituição.
  7. 7. Infraestrutura, especialmente a biblioteca, recursos de tecnologia da informação e laboratórios;
  8. 8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;
  9. 9. Políticas de atendimento aos estudantes, e;
  10. 10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

Portanto, as abordagens da CPA buscam identificar as políticas e respectivas atividades da Instituição dentro de cinco eixos principais: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão, e; Infraestrutura.

Exemplos de resultados da auto-avaliação e de ações realizadas pela instituição

Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional.
Em razão das diversas informações e resultados colhidos pela CPA, foi possível o trabalho conjunto de alunos, professores, funcionários e dirigentes na identificação das características sociais, econômicas e culturais do alunado e da região, motivo pelo qual foi estabelecida uma missão mais completa para as Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS: “contribuir para a ascensão social de seus formandos, mediante a oferta de educação superior voltada para a formação de profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, socialmente comprometidos, éticos e aptos ao contínuo aperfeiçoamento científico e profissional ”. Em virtude desta percepção social e das atividades de constante aperfeiçoamento, por ocasião da última avaliação institucional externa promovida pelo Ministério da Educação, a Instituição obteve conceito institucional 4, dentro de uma escala variável de 1 a 5, fato que demonstra que estamos no caminho correto da educação superior de qualidade.
Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação e a Extensão.
Em respeito à filosofia de busca constante de aperfeiçoamento e considerando os ótimos resultados das autoavaliações e dos relatórios de avaliações externas do MEC, a Instituição revisou e atualizou o seu Regimento Geral, o Plano de Desenvolvimento Institucional e os Projetos Pedagógicos dos Cursos a fim de melhorar cada vez mais as condições de oferta de ensino, pesquisa, extensão e os seus cursos de pós-graduação.
Assim, todos os anos são oferecidos novos cursos, são feitas adequações aos projetos pedagógicos a fim de cumprir e oferecer conhecimento aos alunos sobre a realidade social brasileira, seus desafios, a influência das culturas africana e indígena na formação cultural e educacional da nação, máxime de seus costumes e tradições, o necessário respeito à educação ambiental em todas as áreas do conhecimento, à diversidade, a busca de alternativas para transformação da atual sociedade, para outra com valores próprios da tolerância, conhecimento científico e postura ética.
Dimensão 3: Responsabilidade social da Instituição.
Consciente de sua responsabilidade, a AEMS participa dos programas PROUNI, FIES, Vale Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul, mantém convênios com dezenas da instituições públicas e empresas, realiza as Caravanas da Cidadania e participa de eventos em conjunto com importantes parceiros, como Ação Global, Feirão da Saúde, Projeto Menor Aprendiz em Três Lagoas. Também realiza com seus professores e alunos visitas a bairros, ocasião em que centenas de pessoas recebem orientações e atendimentos básicos em relação a seus direitos, noções sobre saúde e participam de atividades recreativas e físicas. A Instituição recebeu da Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior o selo de exemplo de responsabilidade social, por suas atividades desenvolvidas em benefício da população da região, inclusive em benefício de seus alunos, professores e pessoal técnico-administrativo, os quais também recebem atendimentos especializados nas Clínicas de Fisioterapia, Psicologia e de Nutrição, na Brinquedoteca, no Centro Poliesportivo da IES, no Núcleo de Prática Jurídica, mediante acompanhamento por parte dos alunos e professores do Curso de Serviço Social. Além de que, oferece anualmente cerca de uma centena de Cursos de Extensão gratuitos, abertos ao público em geral, promovidos pelos diversos Cursos da IES, conforme consta do Portal na internet.
Dimensão 4: Comunicação Interna e Externa com a Sociedade.
Cada vez mais a página do Portal AEMS na internet firma-se como grande instrumento de comunicação interna e externa. Os assuntos foram divididos por áreas: institucional, cursos, pesquisa e extensão. Há informações sobre os convênios, atividades da CPA, cursos de extensão, semanas acadêmicas e áreas para alunos e professores. Estas oferecem a possibilidade de comunicação permanente entre os integrantes dos diversos segmentos da Instituição. A IES também mantém diversos aparelhos roteadores em wireless, destinados a fornecer gratuitamente sinal de internet em suas dependências, e ainda mantém dezenas de terminais conectados à internet na biblioteca, à disposição de alunos e da comunidade.
Dimensão 5: Políticas de Pessoal, Carreira, Aperfeiçoamento e Condições de Trabalho.
Verificadas determinadas necessidades de professores e funcionários, a CPA indicou à Diretoria a abertura de atendimento das Clínicas de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e do Núcleo de Prática Jurídica e do Centro Poliesportivo para tais profissionais e seus familiares, como já o fazia para a população de modo geral. Além de oferecer atendimento psicopedagógico aos professores, propicia atendimento psicológico aos funcionários e oferece planos de carreiras para cada um desses segmentos profissionais. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes divulga orientações para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e a Diretoria Acadêmica oferece programas de aperfeiçoamento técnico e pedagógico, conforme as políticas previstas no Projeto Pedagógico Institucional.
Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição.
A CPA tem acesso ao teor das atas dos Colegiados da Instituição, em especial o Conselho Superior, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, os Conselhos de Curso e os Núcleos Docentes Estruturantes. Muitas vezes, integrantes da CPA participam de reuniões desses colegiados, ocasião em que divulgam e colhem informações.
Dimensão 7: Infraestrutura.
Os resultados dos questionários distribuídos aos alunos, professores e funcionários indicam o grau de satisfação ou de insatisfação quanto ao acervo da biblioteca, de recursos de tecnologia da informação, de funcionamento de laboratórios, quanto as condições de salas de aula, espaços de convivência e lazer, dependências administrativas e auditórios. Tais informações são apresentadas à Diretoria Geral, que por sua vez, em consonância com a Mantenedora, providencia os investimentos em recursos materiais e estruturais. Para atender as diversas demandas, a Instituição passou a manter uma equipe permanente de instalação e manutenção de equipamentos e materiais em todas as dependências. Além disso, foi instituído um novo sistema de comunicação visual, a fim de facilitar a localização espacial dos prédios, salas e dependências da IES. A título de exemplo de efeitos da autoavaliação, registre-se a recente instalação de equipamentos de climatização em todas as salas de aula da Instituição e de instalação de cobertura na entrada do Prédio.
Dimensão 8: Planejamento da avaliação.
A cada ano que passa os instrumentos de autoavaliação são aperfeiçoados para obter as informações mais precisas e fidedignas por parte dos integrantes desta Comunidade Acadêmica, de modo a contribuir permanentemente ao processo de gestão administrativa e acadêmica.
Dimensão 9: Políticas de Atendimento aos Estudantes.
Diante da crescente demanda por atendimento nas mais diversas áreas, a CPA indicou a oferta de atendimento psicopedagógico e de nivelamento, a fim de proporcionar melhor adaptação e melhoria do aprendizado dos alunos. Tais medidas foram implementadas e constam do Projeto Pedagógico Institucional. A IES também passou a oferecer uma série de atendimentos on-line e ainda mantém outros atendimentos nas dependências da própria IES, em especial quanto às questões financeiras. São oferecidos também atendimentos em Clínicas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, no Centro Poliesportivo e no Núcleo de Prática Jurídica. A IES também procura incentivar a participação dos alunos em Encontros e Congressos Científicos, oferece duas revistas para veiculação da produção científica de alunos e professores. Incentiva ainda a participação em atividades complementares, por meio de oferta de atividades sociais e cursos de extensão.
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira da Instituição.
O contínuo crescimento das Faculdades Integradas de Três Lagoas nos últimos anos, a ampliação de sua estrutura e de seus quadros de pessoal e a abertura de novos cursos demonstram a perspectiva de desenvolvimento e de sucesso da Instituição e de seus alunos e funcionários.
Resultados das Últimas Avaliações
Relatório CPA 2008 - Download (PDF)
Relatório CPA 2009 - Download (PDF)
Relatório CPA 2010 - Download (PDF)
Relatório CPA 2011 - Download (PDF)
Relatório CPA 2012 - Download (PDF)
Relatório CPA 2013 da I.E.S. - Download (PDF)
Resultado CPA 2013 Geral da I.E.S. - Download (PDF)
Resultado CPA 2013 dos Alunos - Download (PDF)
Resultado CPA 2013 dos Professores - Download (PDF)
Resultado CPA 2013 dos Tecnico Administrativos - Download (PDF)
Relatório CPA 2014 da I.E.S. - Download (PDF)
Resultado CPA 2014 da I.E.S. - Download (PDF)
Relatório CPA 2015 - Download (PDF)
Resultado CPA 2015 da I.E.S. - Download (PDF)

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