Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Farmácia


O Curso de Farmácia, visa a graduar um profissional na área da saúde humana, com sólido conhecimento fisiopatológico, medicamentoso e assistência farmacêutica com competência, consciência para desempenhar funções como profissional liberal vinculado a instituições ou empresas públicas ou privadas, governamentais ou não-governamentais e para atuar como técnico, planejador, pesquisador, e consultor na área farmacêutica.

O farmacêutico pode atuar na dispensação, manipulação, produção, pesquisa e controle de qualidade de produtos farmacêuticos e cosméticos. Pode também gerenciar drogarias e as diferentes modalidades de farmácia.

Dentre as farmácias, que podem ser classificadas como externas e internas, cabe destacar as farmácias de manipulação e comunitárias (externas) e as hospitalares e clínicas (internas), como espaços de trabalho promissores na atualidade. Pode também oferecer suporte técnico na aquisição e distribuição de medicamentos e correlatos em todos os níveis do sistema de saúde, bem como integrar equipes de saúde e participar da formulação de políticas de medicamentos.

Pode, ainda, auxiliar na elaboração de prescrições médicas e odontológicas; realizar perícia técnica e definir laudos; trabalhar em Indústria farmacêutica e cosmética, Indústrias de alimentos, Laboratórios de Análises Clínicas, Produção de Domissaneantes, exercer o magistério superior nas disciplinas específicas constantes do currículo do curso. No que concerne às áreas de atuação profissional, é importante considerar a normatização contida na Resolução CFF Nº 387/2002.

Visitas monitoradas em indústrias como FURP, Herbarium, Instituto Butantã, Prati Donaduzzi e Europharma. Contato direto com internos dos maiores hospitais da região. Aulas práticas através de campanhas de promoção da área de saúde, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas. Estágios Supervisionados em todas as áreas: Manipulação, Indústria, Análises Clínicas, Alimentos entre outras. Atuação direta em órgãos municipais como Unidades Básicas de Saúde,  Vigilância Epidemiológica e Secretaria de Saúde. Estágio em Farmácia dos Postos de Saúde, Farmácia Comercial, Farmácia Hospitalar, Farmácia de Manipulação, Laboratório de Análises Clínicas e Indústria. Ações comunitárias com a realização de palestras educativas em CREAS, Escolas Públicas, Campanhas para prevenção e combate a Hipertensão e aos Diabetes.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA COORDENAÇÃO

Ato Regulatório: Portaria de Autorização DOU nº.1.965 de 23/11/10

Duração:10 semestres

Período:Diurno - Noturno

Coordenador do Curso: KAMILA M SILVEIRA NEGRI

Assistente: LUIS LENIN VICENTE PEREIRA

Carga Horária: 4.800 h

Vagas: 80

Habilitação: Bacharelado


conteudo auxiliar