Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Tecnologia em Gestão Ambiental


Gerais

O objetivo do curso é formar profissionais aptos a gerenciar atividades produtivas utilizando-se de novas tecnologias praticáveis ao interesse público e privado além de elaborar estudos e pesquisas tecnológicas direcionados ao planejamento e ao gerenciamento ambiental, em busca de uma melhor qualidade das atividades produtivas desenvolvidas numa determinada região e da melhor qualidade de vida para as suas populações.

Específicos

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental deverá incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e seus efeitos; incentivar a implementação, a produção e a inovação científico-tecnológica e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços; propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias; promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho visando à formação de profissionais para atuarem em gerenciamento, planejamento, execução e coordenação das atividades ligadas a área ambiental, garantindo a preservação do meio ambiente.

O Tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras - corretivas e preventivas - recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições desse profissional. Pode elaborar e implantar, ainda, políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza. Dispondo das tecnologias, o profissional poderá abordar problemas que envolvem a sociedade e a relação com o meio ambiente. Podem também elaborar e aplicar instrumentos de política, planejamento e implantação de programas e sistemas de gestão ambiental, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida e conservação dos recursos naturais.

O profissional formado no curso deverá ser um agente de disseminação das tecnologias ambientais nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, bem como responsável técnico em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais.

O mercado de trabalho para o Tecnólogo em Gestão Ambiental está crescendo. O Tecnólogo é fundamental para o conhecimento e desenvolvimento de metodologia e tecnologia de planejamento e gestão ambiental, assim, o profissional poderá trabalhar com mapeamento para a implantação de sistema de gestão ambiental e certificação ambiental;

O profissional formado no curso deverá ser um agente de disseminação das tecnologias ambientais nas áreas produtivas das empresas públicas e privadas, bem como responsável técnico em órgãos governamentais, indústrias, empresas de consultoria e prefeituras municipais.

 

 

Ato Regulatório: Portaria de Renovação de Reconhecimento DOU nº 821, de 30/12/14

Duração:4 semestres

Período:Diurno - Noturno

Carga Horária: 2.060h

Vagas: 160

Habilitação: Tecnológo


conteudo auxiliar