Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Tecnologia em Gestão Financeira


O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da Faculdades Integradas de Três lagoas - AEMS tem como objetivo garantir a formação do profissional com sólido conhecimento na área financeira com elevada capacidade técnica e analítica, com raciocínio lógico, capaz de compreender, decidir e ajustar-se ao ambiente, respeitando a ética e consciente de sua responsabilidade ao desempenhar suas funções:

  • Formar profissionais com sólida formação teórica e prática, para solucionar com êxito os diferentes problemas profissionais que requerem sua participação;
  • Formar gestores financeiros com responsabilidade ética para exercer seu trabalho com profissionalismo e excelência;
  • Formar gestores financeiros, com competência técnico-científica e espírito de colaboração, para atuar em equipes multidisciplinares; com espírito crítico, empreendedor, criativo e de liderança;
  • Formar gestores financeiros competentes e habilitados para atuar em todos os níveis de atenção das empresas, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.

O egresso do curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira da AEMS será capaz de analisar, planejar, desenvolver, organizar, gerenciar, coordenar, assessorar e controlar, revendo processos de gestão e recursos financeiros solicitados para a aplicação eficaz dos projetos financeiros, por meio de planos estratégicos e operacionais de ação.

O Tecnólogo em Gestão Financeira possui atualmente um papel marcante no âmbito financeiro e tecnológico, pois tem a competência de atuar em qualquer tipo de organização, imbuído de responsabilidade e de formular e implementar estratégias que assegurem a eficiência, a eficácia e a competitividade das organizações empresariais.

No entanto o mercado de trabalho para o tecnólogo em gestão financeira está cada vez maior e mais competitivo, conseqüências da transformação da economia e da globalização. Os profissionais da área devem estar atentos às mudanças econômicas e tecnológicas, e com vistas a otimizar investimentos, esse profissional analisa demonstrações financeiras e elabora estudos de viabilidade, subsidiando assim o processo de tomada de decisões nas organizações.

Assim, o Tecnólogo em Gestão Financeira, poderá atuar em organizações dos três setores básicos da economia (primário, secundário ou terciário). Poderá também exercer suas atividades no serviço público federal, estadual, municipal ou autárquico, sociedades de economia mista, empresas estatais, para-estatais ou privadas.

O Curso de Tecnologia em Gestão Financeira propicia a formação do profissional que busca, além de uma qualificação na área financeira, uma visão aprofundada sobre os diferentes métodos, técnicas e conceitos econômico-financeiros, que servem como instrumento de tomada de decisão dentro das organizações.

Em meio ao atual quadro econômico do país, o Gestor Financeiro das organizações assume uma posição de extrema relevância. Administrar financeiramente uma empresa significa custear seu crescimento, ampliar os negócios e fazer novos investimentos. O papel deste profissional é assegurar que o capital esteja disponível, nos montantes adequados, no momento certo e ao menor custo para a sobrevivência da organização.

Os Cursos Superiores de Tecnologia, para os concluintes do Ensino Médio, têm a mesma equivalência dos Cursos Superiores de Licenciaturas e Bacharelados possibilitando, para a continuidade dos estudos, cursar uma especialização Lato-Sensu (Pós-graduação/MBA) ou Stricto-Sensu (Mestrado/Doutorado).

Ato Regulatório: Portaria de Renovação de Reconhecimento DOU Nº 503, de 16/09/2016

Duração:4 semestres

Período:Diurno - Noturno

Carga Horária: 2.020h

Vagas: 100

Habilitação: Tecnológo


conteudo auxiliar