Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Tecnologia em Hotelaria


A área de hotelaria e hospitalidade reúne todas as atividades que dizem respeito aos serviços de hospedagem e alimentação que são encontradas em hotéis, pousadas, colônias de férias, eventos, spas, hospitais, navios, serviços de buffet, serviços de transporte aéreos e áreas afins. Trata-se de uma das áreas que mais crescem no setor de serviços tornando-se um mercado em plena expansão. A formação de profissionais para a gestão hoteleira de nível superior é uma alternativa para suprir essa demanda do mercado hoteleiro visto que, a cada ano novos empreendimentos hoteleiros são postos em operação gerando emprego e oportunidades de ascensão profissional em curto espaço de tempo. Desta forma, o curso de Tecnólogo em Hotelaria das Faculdades Integradas de Três Lagoas, AEMS, foi estruturado como proposta para formação de profissionais especializados e qualificados aptos a atuarem no mercado de trabalho com qualidade em tecnologia de serviços, aptos à rápida inserção no mercado hoteleiro regional, que, conforme já mencionado, experimenta importante momento de crescimento, dadas as características e tendências do setor do agronegócio, das áreas de serviços e da produção industrial e do movimento educacional de Três Lagoas e região.

As atividades dos profissionais de hotelaria poderão ser desenvolvidas em operadoras de turismo e hotelaria, redes hoteleiras, agências de viagem, órgãos governamentais e associações de agentes promotores de turismo. Os postos de trabalho a serem ocupados por esses profissionais apresentam-se bastante diversificados, mas dentre eles pode-se destacar:

  • Em planejamento e execução dos serviços de Hospedagem;
  • Em associações vinculadas ao trade hoteleiro;
  • Em bares, restaurantes, serviços de buffet;
  • Em hospitais.

O Tecnólogo em Hotelaria é um profissional com formação voltada para a área de humanas, procurando desenvolver o espírito de liderança para atuar de forma crítica e reflexiva em áreas de planejamento estratégico, organização e administração dos setores hoteleiro e extra-hoteleiro e em áreas correlatas à hospitalidade. É um profissional qualificado, crítico, polivalente, criativo e com grande capacidade de adaptação a novas situações.

O tecnólogo atua em nível operacional e este, em especial, poderá atender à demanda nas áreas de hospedagem. É um profissional que deve aprender fazendo estando apto a, responder pela gerência operacional de hospedagem e a desenvolver os controles administrativos e contábeis das áreas sob sua responsabilidade.

Deverá também: atuar com responsabilidade socioambiental, operar sistemas informatizados e decidir, a partir da relação custo-benefício, pela utilização de determinado sistema informatizado hoteleiro, avaliar criticamente o mercado hoteleiro em nível regional, nacional e internacional a partir de suas variáveis, gerir equipes e desenvolver relações humanas de qualidade, adaptar técnicas de hotelaria aos estabelecimentos assistenciais de saúde e aplicar técnicas básicas para recebimento, armazenamento, higienização, produção e comercialização de matérias-primas e alimentos com segurança.

Ato Regulatório: Portaria de Autorização DOU nº 190 de 21/06/11

Duração:4 semestres

Período:Diurno - Noturno

Carga Horária: 2.040h

Vagas: 160

Habilitação: Tecnológico


conteudo auxiliar