Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Tecnologia em Sistemas para Internet


Objetivo Geral

Busca preparar profissionais no campo de desenvolvimento Web capazes de assumir cargos que possa vencer desafios impostos pela exacerbada concorrência dos mercados da atualidade, ser proativo na busca de resultados e dinâmico na gestão de equipes de desenvolvimento ou nos relacionamentos com clientes.

O curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, descrito nesse Projeto Pedagógico, possui por objetivo a formação de recursos humanos através do desenvolvimento de qualificação que permitam ao egresso a gestão, produção, desenvolvimento e implantação de sistemas e serviços em aplicações para a rede mundial de computadores, no interesse de melhorar a qualidade de vida das pessoas e atender às necessidades da sociedade de modo geral.

Objetivos Específicos

O curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da AEMS tem como objetivos específicos formar profissionais com habilidades empreendedoras e aptos a atuarem no desenvolvimento e gerenciamento de sistemas para Internet, com base na compreensão do processo tecnológico, suas causas e efeitos, através de prática e completa formação do aluno. Preparando profissionais críticos, ativos, empreendedores e aptos a atuarem com sistemas de informação que envolvam tecnologias para Web, de forma, a atender a demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados nas aplicações de sistemas para Internet.

Dentro de tais habilidades, pode-se citar:

  • embasar o aluno com conceitos de banco de dados, linguagens, ambientes operacionais, redes de computadores, negócios na Internet e tecnologia da informação como suporte e engajamento para novos conceitos.
  • embasar o aluno com conceitos de redes, telecomunicação de dados e sistemas distribuídos.
  • desenvolver home pages e sites estáticos e dinâmicos (apresentação, navegação e interação).
  • desenvolver e administrar sistemas de comércio eletrônico (lojas virtuais).
  • desempenhar a função de administração de Web ou Web Master.
  • desempenhar a função de projetista de Web ou Web Design.
  • desempenhar a função de gestor de comércio eletrônico.

Busca-se a formação de um profissional que domine a área tecnológica com visão humanística, sendo capaz de aplicar e difundir as técnicas aplicadas ao processo de desenvolvimento Web. Deverá ser capaz de liderar grupos e processos de trabalhos voltados a gestão do desenvolvimento de sistemas para Internet, bem como refletir criticamente sobre processos, técnicas e métodos de implantação do sistema de Internet ou intranet dentro das organizações.

O Tecnólogo em Sistemas para Internet ocupa-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônico, além de sítios e portais para Internet e Intranet. Pode, portanto, construir sítios que disponibilizem textos referentes ao comércio em questão e/ou ainda está apto a resolver problemas, informatizando, através de desenvolvimento Web, sistemas para Internet com recursos de armazenamento e recuperação remota de dados.

Em particular ele pode, gerenciar projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integrar mídias nos sítios da Internet. A título de ilustração pode-se dizer que o egresso do Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet pode atuar na construção e/ou avaliação de sistemas complexos paraInternet com acesso a dados remotos, com adição de recursos ilustrativos de mídia: som, imagem e vídeo valendo para tanto o perfil criativo e empreendedor do egresso.

Tal profissional atua com tecnologias emergentes como computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos, para tanto os conteúdos abordados ao longo do curso foram construídos de forma a oferecer tais requisitos. Também receberá formação suficiente para cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para Internet.

Vale esclarecer que para formar o perfil profissional apresentado nesta seção é válido, mas não exigido, que o ingressante do curso superior de Tecnologia em Sistemas para Internet da AEMS possua aptidões para concentração, paciência, dedicação, raciocínio lógico e abstrato; disposição para estudo de assuntos novos; capacidade de síntese e análise.

A área de atuação do Tecnólogo em Sistemas para Internet é bem diversificada. Abrange funções como programador, webdesigner, projetista de aplicações/analista de sistemas e coordenador de projetos de software, com atuação em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Em função da ampla utilização de tecnologias da informação nas indústrias e empresas de comercialização de produtos e prestadoras de serviços.

O profissional estará apto a executar funções nas seguintes áreas específicas, entre outras:

  • Departamentos de Computação em Empresas Genéricas;
  • Departamentos de Desenvolvimento de Sistemas de Software;
  • Departamentos de Atendimento a Clientes e Suporte;
  • Assessoria a Vendas e Projetos para Clientes;
  • Departamentos de Suporte Técnico em Redes e Conectividade;
  • Áreas de Projetos de Sistemas de Redes de Computadores;
  • Equipes de Segurança de Sistemas de Redes de Computadores;
  • Equipes de Treinamento de Tecnologia de Redes de Computadores;
  • Prestar concursos públicos para cargo de Analista.

O Tecnólogo em Sistemas para Internet poderá atuar de forma autônoma, nos limites de sua responsabilidade técnica, junto a indústrias, empresas comerciais ou instituições governamentais que utilizem tecnologias de informação, podendo atuar em diversas atividades ligadas a planejamento, projetos, comercialização, implantação, operação e manutenção de sistemas de Informática, bem como continuar seus estudos em cursos de pós-graduação ou seguir a área de pesquisa científica, trabalhando em instituições de pesquisa ou ensino voltadas para novas tecnologias na área de Sistemas para Internet.

Ato Regulatório: Portaria de Autorização DOU nº 123 de 17/08/10

Duração:5 semestres

Período:Diurno - Noturno

Carga Horária: 2.600h

Vagas: 160

Habilitação: Tecnológico


conteudo auxiliar