Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Tecnologia em Gestão da Qualidade


A qualidade pode ser definida como a totalidade de características de uma entidade que lhe conferem a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas, e cliente como o destinatário de um produto (resultado de processos) provido pelo fornecedor.

A Gestão da Qualidade é um modo de gestão caracterizado por um sistema eficaz que integra o desenvolvimento, a manutenção e os esforços de melhoria contínua da qualidade entre os diferentes setores de uma empresa, com o objetivo de criar produtos ou serviços com a máxima racionalização de custos e a plena satisfação do cliente. Enquanto sistema, requer a participação e o envolvimento de todos os colaboradores da empresa, visa ao sucesso a longo prazo, e assegura benefícios para todos os membros da organização e para a sociedade.

A demanda de profissionais em gestão da qualidade, aptos a atender a atual realidade empresarial, tende a aumentar inclusive como resultado do atual estágio de desenvolvimento sócio econômico regional e nacional, que reconhece a necessidade de preparar o país para a competitividade.

Nesse contexto, a preparação de recursos humanos aptos a solucionar problemas de qualidade em bens e serviços, com base na otimização dos sistemas produtivos, viabilizando a diversificação da produção para promover o desenvolvimento regional, se faz prioritário.

Para tanto, é fundamental o alinhamento das instituições de ensino superior aos planos de desenvolvimento nacional, mediante iniciativas na formação de profissionais para a gestão da qualidade. Em especial, destaque-se a formação de tecnólogos, como um mecanismo preferencial para qualificar pessoas capazes de resolver problemas regionais e aptos a gerar e inserir ferramentas de gestão da qualidade visando o aumento da competitividade e produtividade dos arranjos produtivos locais. Isso porque, essa é a modalidade de ensino superior em que a formação é orientada para o desenvolvimento de competências e habilidades caracterizando um perfil profissional em que se destaca a capacidade de identificar, organizar e selecionar variáveis para compor propostas ajustadas às necessidades empresariais.

O tecnólogo em Gestão da Qualidade formado pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas será capaz de identificar e analisar problemas ligados a qualidade de produtos e processos, estando apto a desenvolver e implantar métodos e ferramentas, avaliar sistematicamente os procedimentos, práticas e rotinas internas e externas de uma organização, dominando e aplicando as normas e padrões referentes aos sistemas certificáveis da qualidade comprometidos com o desenvolvimento sustentável. Este Profissional também será capaz de prestar consultorias, coordenar, acompanhar e realizar auditorias relacionadas aos sistemas de qualidade e de planejar ações de capacitação dos profissionais envolvidos envolvidos.

Áreas de Atuação Profissional

O tecnólogo em Gestão da Qualidade está apto a engajar-se em todos os segmentos de mercado, em organizações de segurança no trabalho, saúde ocupacional, terceiro setor, indústrias, serviços e comércio podendo atuar tanto no setores de controle e garantia da qualidade, bem como nos processos de acreditação (Certificação), conduzindo e orientando a implantação, supervisão e manutenção dos processos de qualidade. Além de prestar consultorias e realizar auditorias relacionadas aos sistemas de qualidade.

Ato Regulatório: Portaria de Autorização DOU n° 337 de 29/05/14

Duração:4 semestres

Período:Diurno - Noturno

Carga Horária: 2.060h

Vagas: 160

Habilitação: Tecnológico


conteudo auxiliar