Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Engenharia Química


 

O Engenheiro Químico egresso das Faculdades Integradas de Três Lagoas deverá possuir uma formação básica sólida e generalista, com capacidade para se especializar em qualquer área do campo da Engenharia Química, que saiba trabalhar de forma independente e também em equipe, que detenha amplos conhecimentos e familiaridade com ferramentas básicas de cálculo e de informática, e com os fenômenos físicos envolvidos na sua área de atuação. Essencialmente deve ter adquirido um comportamento pró-ativo e de independência no seu trabalho, atuando como empreendedor e como vetor de desenvolvimento tecnológico, não se restringindo apenas à sua formação técnica, mas a uma formação mais ampla, política, ética e moral, com uma visão crítica de sua função social como engenheiro.

Áreas de Atuação Profissional

O profissional de Engenharia Química formado pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas poderá exercer sua profissão em atividades que se aplicam no âmbito da indústria química e petroquímica, papel e celulose, da indústria de alimentos, de produtos químicos, sucroalcooleira, bioenergia, fármacos e cosméticos, ao tratamento de águas e rejeitos industriais, em quaisquer instalações industriais.

Qual a diferença entre Química e Engenharia Química?

 

Os dois profissionais têm diferentes campos de atuação. O bacharel em Química trabalha, fundamentalmente, em laboratórios, fazendo análises químicas, desenvolvendo materiais e propondo novos processos para obter produtos químicos. O engenheiro químico também se ocupa de processos químicos, mas em escala industrial – ou seja, ele trabalha na indústria, dimensionando equipamentos e definindo as etapas do processo de fabricação. Para realizar essas atividades tão distintas, o curso de Química tem um foco maior em disciplinas ligadas às ciências puras, enquanto a Engenharia trabalha mais com a aplicação dessa ciência no dia a dia de uma indústria.

Horário de Atendimento da Coordenação

Ato Regulatório: Portaria de Autorização DOU n° 334 de 05/’05/15

Duração:10 Semestres

Período:Diurno - Noturno

Coordenador do Curso: RICARDO DA SILVA FERREIRA JUNIOR

Carga Horária: 4.660h

Vagas: 200

Habilitação: Bacharelado


conteudo auxiliar