Cursos de Graduação

Imagem Ilustrativa do Curso

Terapia Ocupacional


 

O Curso de Terapia Ocupacional das Faculdades Integradas de Três Lagoas tem por objetivo formar profissionais generalistas, capacitados para o exercício de competências gerais de assistência, tomada de decisões, liderança, gestão, empreendedorismo e educação permanente, relacionados à prática da Terapia Ocupacional nos diferentes campos das políticas públicas contribuindo para o equacionamento das demandas loco regionais. Também visa  à formação com conhecimentos nas áreas biológicas, humanas e sociais, além daquelas específicas e indispensáveis ao pleno desenvolvimento da função do terapeuta ocupacional, a exemplo do estudo das questões relacionadas à atividade humana, que se constitui o seu principal instrumento de trabalho.

Perfil do Egresso

Terapeuta Ocupacional, formado pelas Faculdades Integradas de Três Lagoas com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Capacitado ao exercício profissional em todas as suas dimensões, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas de Terapia Ocupacional. Além do conhecimento dos fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção e atua com base no rigor científico e intelectual.

Áreas de Atuação Profissional

O curso forma profissionais para a demanda do mercado de trabalho nas variadas áreas de atuação do terapeuta ocupacional nas políticas públicas, com enfoque na Saúde, Educação e nos Contextos Sociais (Assistência Social, Cultura, Segurança Pública, etc.), atuando desde a prevenção até o enfrentamento das situações problema nas referidas áreas. Além da atuação do profissional em:

- Núcleos de atenção à saúde da família.

- Centros de referência para a saúde do trabalhador.

- Hospitais.

- Escolas com programas de inclusão da criança com deficiência e para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

- Organizações de assistência social, como instituições de acolhimento para crianças e jovens, programas para pessoas em situação de rua, jovens em conflito com a lei, presos e populações indígenas e rurais.

- Clínicas e consultórios particulares.

- Empresas de home care (tratamento prestado na residência do paciente).

 

Ato Regulatório: Portaria de Autorização nº 167, de 13 de março de 2018

Duração:4 anos

Período:Diurno - Noturno

Carga Horária: 3600h

Vagas: 200

Habilitação: Bacharelado


conteudo auxiliar