Instituição

Imagem da Fachada da Instituição

Sobre AEMS

A Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul, AEMS, pessoa jurídica de direito privado, foi fundada em 27 de setembro de 1989 e tem sede na cidade de Três Lagoas, Estado do Mato Grosso do Sul, na Avenida Ponta Porã, nº 2750, Distrito Industrial, é mantenedora das Faculdades Integradas de Três Lagoas e tem por finalidades organizar, manter e desenvolver a educação em todos os níveis, contribuir para o aprimoramento da cultura brasileira, estimular a investigação, a pesquisa e a difusão da cultura científica, humanística, técnica e artística, assim como promover cursos, palestras, congressos, seminários, simpósios e conferências.

Criada por Decreto Federal datado de 27.12.1994, publicado no DOU de 28.12.1994, a Instituição de Educação Superior iniciou suas atividades em 1995, com a implantação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. O curso de Direito foi implantado em 1996.

Visando o crescimento e desenvolvimento integrados, a mantenedora propôs em 1997 ao Conselho Nacional de Educação e ao Ministério da Educação, projeto de unificação dos cursos, criando as “FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS”, congregando em sua estrutura os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito. A transformação foi aprovada nos termos da Portaria MEC nº 242, de 27 de fevereiro de 1997, fundada no parecer de homologação nº 31/97, da Câmara de Ensino Superior, do CNE, de 28.02.97.

As atividades das faculdades são desenvolvidas em três endereços:

Área 1 – Sede.
Avenida Ponta Porã, 2750, Bairro Distrito Industrial, CEP: 79610-320, Três Lagoas, MS, Telefone: (0**67) 2105-6060.

Área 2 - Centro Poliesportivo
Av. Youssef Ahmad el Jarouche, s/n◦, Distrito Industrial, Três Lagoas, (área contigua ao Anel Viário Eng° Samir Tomé, Rodovia BR 158, km 268,6).

Área 3 - Clínica de Fisioterapia
Rua Zuleide Perez Tabox, 973, centro, Três Lagoas, MS.

Missão

A missão das Faculdades Integradas de Três Lagoas foi definida em consonância com o Plano Nacional de Educação, aprovado pela Lei 10172/2001, o qual impõe ambicioso papel ao Ensino Superior, mediante o implemento de sua função social de oferecer à ampla parcela da população acesso ao conhecimento científico e profissional, por meio de projeto pedagógico adequado e com base na melhor infraestrutura da região.

No contexto desta nova sociedade do conhecimento, com vistas à ampliação democrática do acesso ao ensino superior para, pelo menos, 30% da faixa etária entre 18 e 24 anos e diante da necessidade de redução das desigualdades regionais, a Comunidade Acadêmica das Faculdades Integradas de Três Lagoas reconhece como sua missão: “contribuir para a ascensão social de seus formandos, mediante a oferta de educação superior voltada para a formação de profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, socialmente comprometidos, éticos e aptos ao contínuo aperfeiçoamento científico e profissional”.

Acreditamos nos valores da educação, ética, solidariedade, na cultura nacional, no conhecimento científico e na importância de investir no desenvolvimento regional pelo caminho do ensino superior, como uma das expressões de nossa responsabilidade social. E assim, agradecemos a todos que escolheram a AEMS e compartilham este mesmo caminho conosco

Maria Lúcia Atique Gabriel Diretora Geral da AEMS

Cursos Autorizados e Reconhecidos

Os cursos criados pela AEMS são todos autorizados pelos órgãos federais responsáveis pela educação superior, atendem às demandas regionais e são compatíveis com as demandas do mercado de trabalho. Como forma de elevar sempre a qualidade de ensino, a AEMS oferece apoio as iniciativas e atividades docentes, inclusive atividades de pesquisa e extensão, contribuindo, assim, para solucionar problemas das comunidades local e regional.

Projeto Pedagógico

Os projetos pedagógicos dos cursos da AEMS são elaborados com base nas competências e habilidades que o aluno deve ter ao concluir seus estudos. Para tanto, os currículos dos cursos oferecidos seguem as diretrizes curriculares nacionais, as tendências de cada área e os fins da instituição. Os conteúdos das disciplinas são constantemente atualizados e divulgados ao corpo discente a fim de atingirem os objetivos a que cada curso se propõe.

Formação Integral Discente

A divulgação dos cursos da AEMS é feita com antecedência aos candidatos à seleção. Ao ingressar, o aluno é informado sobre o funcionamento e a organização da instituição, assim como sobre a proposta e os objetivos do curso escolhido. Há ainda, programas de apoio e atenção ao discente, destinados a promover a melhoria da aprendizagem (monitoria, iniciação científica, atividades extracurriculares) que orientam e motivam os alunos, que são constantemente estimulados a apresentarem sugestões que contribuam para sua formação integral.

ENSINO, INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E EXTENSÃO

Em respeito à sua missão o foco principal da Instituição é a oferta de ensino superior, por meio de seus cursos de graduação e pós-graduação, articulados com investigação científica e importantes projetos de extensão.

Destacam-se entre as atividades de extensão o Projeto Passe Inicial, em parceria com a Prefeitura de Três Lagoas, realizado nas dependências do Conjunto Poliesportivo das Faculdades Integradas de Três Lagoas, por meio de profissionais qualificados, os quais atendem mais de trezentas crianças em idade escolar, prestando-lhes orientação cultural, atividades de reforço escolar, recreação, transporte e os serviços próprios das Clínicas Escolas de Psicologia, Fisioterapia e Nutrição da IES, inclusive por ocasião dos estágios curriculares. Além disso, são oferecidos por ano, em média, cerca de oitenta cursos gratuitos de extensão, proporcionados por todos os cursos de graduação, dentre os quais diversos de nivelamento sobre interpretação, operações matemáticas, metodologia etc.

Portaria Normativa

Infra-Estrutura

Com a melhor infraestrutura da região, a Instituição oferece seus cursos de graduação e pós-graduação em mais de cem salas de aulas, equipadas com recursos visuais e de áudio, em amplos espaços construídos de acordo com as normas de segurança e de acessibilidade.

O acervo da biblioteca ultrapassa a quantia de 60.000 exemplares e está à disposição dos alunos em uma sala de mais de mil metros quadrados, com ar-condicionado, e estrutura de acesso à internet. O acesso ao acervo também pode ser feito mediante pesquisa on-line e as instalações acomodam com conforto mais de cento e cinquenta alunos em gabinetes, mesas e espaços individuais de estudos.

As Clínicas de Nutrição, Psicologia e de Fisioterapia prestam serviços à comunidade carente e aos funcionários, alunos e professores da IES, mediante serviços prestados por profissionais experientes e altamente qualificados.

No conjunto arquitetônico situado na sede destacam-se o anfiteatro com capacidade para quatrocentas pessoas, dotado de ar refrigerado, equipamentos de som e condições de segurança, o auditório com capacidade para cento e vinte pessoas, cinco laboratórios de informática, com equipamentos e softwares licenciados, laboratórios próprios para a área de saúde, como de Anatomia, Primeiros Socorros e Enfermagem, Análise Clínica, Microbiologia, Química e Bioquímica, Física, Biologia, Cinesiologia, de Técnicas Dietéticas e mini-cozinhas, secretaria acadêmica, salas de coordenações e de reuniões, sala e gabinete de trabalho de professores, salas multimídia, centro de processamento de dados, sala de júri, Núcleo de Prática Jurídica, brinquedoteca e áreas de convivência. Os prédios e corredores são devidamente sinalizados, dotados de equipamentos de segurança e foram projetados e construídos com rampas e condições de acesso à pessoas com necessidades especiais.

Na área 2 foi construído o conjunto poliesportivo da FITL, onde há quadras coberta e abertas, campo de futebol, ampla piscina, vestiários e banheiros, almoxarifado, grande sala com equipamentos para ginástica olímpica, área de convivência, salas de aula e os respectivos equipamentos esportivos.

Coordenação e Corpo Docente

A Coordenação de cursos tem conhecimento profundo do projeto pedagógico que norteia as atividades de formação dos alunos e busca constantemente cumprir os objetivos de cada curso e melhorar sua qualidade. A AEMS conta com um corpo docente com alta formação profissional para atender aos objetivos do curso e aos requisitos de cada disciplina, por meio de atividades de capacitação, investigação, extensão e orientação dos alunos. Visando a atender alunos e professores e a proporcionar comunicação eficiente com os órgãos da administração superior. O pessoal técnico-administrativo da AEMS é constantemente treinado e atualizado.

conteudo auxiliar