Segundo Simpósio de Acessibilidade da AEMS traz palestra sobre preconceito e necessidade de conscientização

29/09/2017 - 23:09

Na noite de segunda-feira (25) a AEMS - Faculdades Integradas de Três Lagoas - realizou a segunda edição do Simpósio de Acessibilidade, com palestra do professor universitário, deficiente visual, Eder Pires de Camargo. O evento foi aberto à alunos de diversos cursos da faculdade e também ao público geral.

O simpósio foi organizado pelo Núcleo de Acessibilidade da AEMS, composto por uma equipe multidisciplinar, com docentes e discentes de diversas áreas que busca sempre planejar e organizar ações institucionais para a promoção da acessibilidade.

O palestrante principal foi Eder Pires de Camargo, livre docente em ensino de física, graduado em física e mestre em Educação para ciência. Eder é deficiente visual e falou sobre dificuldades que enfrentou e situações de preconceito. Em clima descontraído, Eder dividiu histórias cômicas de sua jornada como deficiente físico e divertiu a plateia com canções.

O docente também impactou, com indagações e lições. “Deficiência visual não é um fenômeno nos olhos. Deficiência visual é uma construção social. O mundo foi construído para o homem, branco, heterossexual, não deficiente e magro”, afirmou.

Eder desafiou os presentes constantemente, ao contar histórias sobre preconceito vivido, e ao questionar a maneira como a sociedade encara a deficiência e o preconceito. “Nós temos que construir uma sociedade que não existe. Nunca subestime o potencial dos outros. E você, que sente que tem uma dificuldade, não fuja dela. É nela que está a sua superação”, finalizou.

O evento também contou com a apresentação da música “A Paz” em libras, por alunas do curso de pedagogia, além da venda do livro de Eder Pires, “Do fundo da sala à livre docência: Superações e limites de um professor de física cego imerso na cultura de videntes”.

Uma trilha sensorial foi feita por alunos de vários cursos no dia 26 de setembro. A trilha despertou o interesse dos discentes da AEMS. Para uma das organizadoras, a aluna de psicologia, Paula Silva, “a construção agregou conhecimento multidisciplinar em prol de uma mudança social através da tomada de consciência dos desafios das deficiências em nosso cotidiano”, finaliza.