Curso de Psicologia realizará projeto de inclusão e acessibilidade

02/04/2018 - 15:37

O projeto "Toque no Saber" é uma iniciativa da professora Juliana Fernanda de Barros e da aluna Paula Silva Neres, com o objetivo de proporcionar aos alunos, a inclusão e acessibilidade, com materiais concretos que ilustrem em espaço tridimensional, os conteúdos ministrados em sala de aula, a fim de superar os desafios das diferenças e garantir o seu pleno acesso ao currículo em condições de igualdade.

Serão três meses de desenvolvimento, com início em 14 de abril e finalização prevista para 23 de junho.

Dentre os conteúdos a serem aplicados no projeto, são: confeccionar materiais táteis visuais; possibilitar que alunos cegos e videntes entrem em contato com o conteúdo de maneira igualitária; promover rodas de debate entre os alunos sobre: inclusão, diferença, respeito, responsabilidade, coletividade e sustentabilidade.

“Vale ressaltar que não se trata de criar materiais direcionados e específicos ao ensino das pessoas com deficiência, mas materiais auxiliares que todos poderão utilizar e apreender”, explica o coordenador do curso, André Tokuda.

O projeto estará aberto para todos os cursos participarem.

Cronograma:

- 14/04: Primeira reunião para apresentação de todos, explicar o projeto e distribuir as funções. Roda de conversa sobre deficiência e inclusão;

- 28/04: Pesquisas de quais materiais podem ser confeccionados e arrecadação de materiais recicláveis. Roda de conversa sobre deficiência e inclusão;

- 12/05: Início da confecção dos materiais. Roda de conversa sobre deficiência e inclusão;

- 26/05: Confecção dos materiais. Roda de conversa sobre deficiência e acessibilidade;

- 09/06: Confecção dos materiais. Roda de conversa sobre deficiência e acessibilidade;

- 23/06: Finalização dos materiais e apresentação dos mesmos para os coordenadores de cada curso.

Inscrições: