Projeto de lei regulamenta a profissão da Estética

13/04/2018 - 22:04

Uma ótima notícia tomou conta do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da AEMS. Um projeto de lei foi aprovado, regulamentando a profissão da estética, após um longo período sendo discutido no Senado Federal. O projeto de lei 2332/15 foi aprovado no dia 04 de março.

De acordo com a lei, será considerado técnico em estética o profissional habilitado em curso técnico com concentração em estética, oferecido por instituição regular de Ensino no Brasil ou por escolas estrangeiras, com a revalidação de certificado ou diploma no Brasil.

Também serão aceitos no exercício dessa profissão, o profissional com formação técnica prévia em estética, ou que comprove o exercício da profissão há pelo menos três anos.

Quanto ao esteticista cosmetólogo, será considerado profissional da área, os graduados em cursos de nível superior com concentração em estética e cosmética.

Para a coordenadora de estética e cosmética da AEMS, Maria Dovaneide de Souza, o formando está apto a avaliar, indicar e executar, com segurança, procedimentos estéticos relativos ao seu campo de atuação com capacidade empreendedora, fundamentados na visão multidisciplinar e no conhecimento tecnológico e científico, atuando de forma ética e contribuindo, desta maneira, para a satisfação e o bem-estar do cliente, seja no ramo empresarial ou ocupando postos de trabalho em salões e institutos de beleza independentes ou de franquias, bem como responsável técnico em empresas de consultoria. O profissional pode ainda atuar em serviços de spas, hotéis, resorts, cruzeiros, e outros espaços voltados para a promoção do bem-estar e relaxamento, clínicas médicas e empresas de cosméticos.

A coordenadora reforça ainda que atuar na estética sem formação é um exercício ilegal da profissão. “Hoje não será mais aceita formação livre (somente aperfeiçoamento), por isso busque sua formação a nível superior aqui na AEMS. Vamos entrar para a estética pela porta da frente”, conclui.