Notícias

INEP RECONHECERÁ DESEMPENHO DE ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE GRADUAÇÃO

26/08/2018 - 00:09

Foto:

Estudantes do primeiro ano de graduação de Instituições de Educação Superior de todo Brasil serão reconhecidos pelo seu desempenho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliou o universo de estudantes aptos a participarem do Prêmio Calouro Destaque, iniciativa para valorizar aqueles com destacado grau de desenvolvimento de competências cognitivas e para subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas do Instituto. O Prêmio é uma parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).

Serão distribuídos prêmios de R$ 5 mil para os 1.000 estudantes que obtiverem os melhores resultados em uma prova de conhecimentos gerais de 80 questões. A distribuição dos prêmios ocorrerá por Unidade da Federação, de modo que estudantes de todo Brasil sejam reconhecidos pelo seu desempenho.

A ABMES é apoiadora da iniciativa e convida todas as instituições de educação superior particulares do Brasil a incentivarem a participação dos seus estudantes no Prêmio. O desempenho do seu aluno pode ser reconhecido nacionalmente pelo Inep.

Inscrições
O Inep receberá inscrições das 10h (Horário de Brasília/DF) desta sexta-feira, 24 de agosto, às 23h59 de 2 de setembro, exclusivamente pela internet, no endereço premiocalouro.inep.gov.br. Os participantes inscritos até 19 de agosto ficam dispensados de realizar nova inscrição. O Inep anunciou a nova etapa de inscrições e as novidades no regulamento nesta quinta-feira, 23 de agosto, por meio do Diário Oficial da União.

A data da prova também foi alterada para não coincidir com o tradicional feriado do calendário escolar. A aplicação do Prêmio Calouro Destaque agora será em 21 de outubro. O critério de distribuição de prêmios também foi aprimorado, mantendo o equilíbrio regional. A principal mudança, entretanto, foi a inclusão dos estudantes de IES privadas, atendendo à solicitação de centenas de estudantes recém-chegados ao ensino superior.

Pode participar o estudante que cumprir, concomitantemente, três requisitos:

  • ter concluído o Ensino Médio;
  • ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017;
  • ser estudante brasileiro ingressante no Ensino Superior no ano letivo de 2018, regularmente matriculado em curso de graduação vinculado a qualquer área do conhecimento, na modalidade presencial, em Instituição de Ensino Superior pública ou privada.

Prova


Com quatro horas de duração, a prova de conhecimento gerais que definirá os calouros com melhor desempenho em todo o Brasil será aplicada em 21 de outubro, domingo, das 14h30 às 18h30 (Horário de Brasília/DF), em 60 cidades de todas as Unidades da Federação. A Política de Acessibilidade do Inep garantirá a realização de provas com os seguintes recursos de acessibilidade: prova ampliada; auxílio na leitura da prova (ledor); intérprete de Libras; sala de fácil acesso e sala para amamentação.

Assessoria de Comunicação AEMS

conteudo auxiliar