Curso de Jornalismo da AEMS realiza palestra sobre cerimonial e eventos

27/03/2019 - 14:29

Os eventos estão presentes no cotidiano de todas as profissões, e não se sabe quando surgirá a necessidade de organizar um. Lançamento de produtos, oferta de cursos, inaugurações, reuniões corporativas, cerimônias, datas específicas, comemorações. Por isso, o curso de Jornalismo da AEMS realizou a palestra Produção de Eventos e Cerimonial, com Paulo Renato Penharbel.

“Qualquer evento precisa ser bem planejado para oferecer um bom resultado final, aquilo que se espera dele; e isso vale não só para o curso de Jornalismo, mas para vários – como Biomedicina, Enfermagem, Administração, entre outros. E é a primeira vez na história que a faculdade ofereça um curso deste porte, com uma bagagem nessa área de conhecimento”, conta Adriano Vialle, professor do curso de Jornalismo e organizador da palestra.

PALESTRADO E PALESTRANTE

Paulo Penharbel conta possui 29 anos de experiência em cerimonial e organização de eventos, já lecionou na AEMS no início dos anos 2000 e, aos alunos e presentes durante a palestra, introduziu importantes temas acerca do assunto, como diferentes graus de dificuldade em organização, montagem de equipe, previsão e margem de prejuízos, protocolo e cerimonial, mapeamento de mesas, entre outros.

Quando indagado, por uma aluna de Publicidade e Propaganda, sobre qual é o evento mais difícil de organizar, Paulo contou que “o grau de dificuldade de planejamento de um evento depende da equipe que se tem aliado à organização. Uma boa equipe, fará um bom evento. Uma equipe dispersa irá demandar de providências de última hora e o feedback não é dos que se espera. Equipe corresponde a grande porcentagem do esperado”.

Como um evento também planejado, a palestra ultrapassou o que fora planejado antecipadamente pelos organizadores e excedeu o horário estipulado. Com grande participação dos alunos e convidados presentes, grande interação, apresentação de materiais e exposição de dúvidas, os espectadores, com certeza, saíram da produtora audiovisual mais preparados para montar um evento.