Parabéns aos acadêmicos, professores e funcionários por sua participação nas atividades da CPA. Somente com a participação consciente e sincera de todos, poderemos identificar a realidade da Instituição e assim contribuir para o acerto e adequação das decisões de investimento, gestão e aprimoramento pedagógico das nossas atividades educacionais. Aguardamos suas sugestões pelo e-mail cpa@aems.edu.br !

O QUE É A CPA
DA AEMS?

A A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desenvolvimento de processos de avaliação institucional.

Os instrumentos de avaliação (questionários) desenvolvidos pela CPA das Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS constituem importantes 

ferramentas para o planejamento educacional, sempre em busca da melhoria da qualidade da formação, da produção do conhecimento e da extensão. 

Além disso, esses instrumentos permitem que sejam identificadas áreas problemáticas ou carentes de adequado investimento institucional, apontando exatamente os setores que requerem melhorias.

COMO A INSTITUIÇÃO É AVALIADA?

A CPA elabora periodicamente questionários de avaliação que são aplicados nos diversos setores da instituição, o que permite a verificação do cumprimento da missão e das políticas institucionais.

A comunidade interna da AEMS, formada pela direção e por professores, funcionários e alunos da instituição, beneficia-se da auto-avaliação na medida em que adquire subsídios para refletir sobre seu projeto acadêmico-institucional e transformá-lo. A comunidade externa, por sua vez, tem acesso aos pontos fortes e às fragilidades da instituição assim avaliada.

A Lei nº 10.861/2004, que o instituiu o SINAES, apóia-se em três componentes básicos, que caracterizam três processos distintos de avaliação:

a) A avaliação institucional.
b) A avaliação dos cursos de graduação.
c)A avaliação do desempenho dos estudantes, conhecida agora por ENADE.

Sendo parte de um mesmo sistema de avaliação, cada um destes processos é desenvolvido em situações e momentos distintos, fazendo uso de instrumentos próprios, mas articulados entre si.

Conheça o regulamento da CPA da AEMS

COMPOSIÇÃO

Art.2º - A Comissão Própria de Avaliação da AEMS é órgão autônomo, diretamente vinculado à
Diretoria Geral das Faculdades Integradas de Três Lagoas e terá a seguinte composição:

PROF. PAULO CESAR
FERREIRA

COORDENADOR

PROFA. DANIELA
BORGES FREITAS
REPRES. CORPO DOCENTE

FABIANO FREITAS
DOS SANTOS
REPRES. CORPO TECNICO
ADMINISTRATIVO

LUZIANE ALBUQUERQUE
REPRES. CORPO TECNICO
ADMINISTRATIVO

THAÍS FERNANDA DE
LIMA COSTANTINO
REPRES. CORPO DISCENTE

VICTOR ARAÚJO
DRUZIAN

REPRES. CORPO DISCENTE

SILVANIA DE
FATIMA BERSANI
REPRES. DA SOCIEDADE CIVIL

DIMENSÕES AVALIADAS PELA
CPA DA AEMS

A avaliação engloba dimensões como ensino, produção acadêmica, extensão e gestão universitária, e seus índices são expressos quantitativa e qualitativamente. As dimensões avaliadas são:
1. Missão, Plano de Desenvolvimento Institucional
2. Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão.
3. Responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social.
4. Comunicação com a sociedade.
5. Políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo e as condições de trabalho.
6. Organização e gestão da instituição.
7. Infra-estrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação.
8. Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto-avaliação institucional.
9. Políticas de atendimento aos estudantes.
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

EXEMPLOS DE RESULTADOS DAS
DIMENSÕES AVALIADAS

DIMENSÃO 1

Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional.

Em razão das diversas informações e resultados colhidos pela CPA, foi possível o trabalho conjunto de alunos, professores, funcionários e dirigentes na identificação das características sociais, econômicas e culturais do alunado e da região, motivo pelo qual foi estabelecida uma missão mais completa para as Faculdades Integradas de Três Lagoas - AEMS: “contribuir para a ascensão social de seus formandos, mediante a oferta de educação superior voltada para a formação de profissionais competentes nas diferentes áreas do conhecimento, socialmente comprometidos, éticos e aptos ao contínuo aperfeiçoamento científico e profissional ”. Em virtude desta percepção social e das atividades de constante aperfeiçoamento, por ocasião da última avaliação institucional externa promovida pelo Ministério da Educação, a Instituição obteve conceito institucional 4, dentro de uma escala variável de 1 a 5, fato que demonstra que estamos no caminho correto da educação superior de qualidade.

DIMENSÃO 2

Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-Graduação e a Extensão.

Em respeito à filosofia de busca constante de aperfeiçoamento e considerando os ótimos resultados das autoavaliações e dos relatórios de avaliações externas do MEC, a Instituição revisou e atualizou o seu Regimento Geral, o Plano de Desenvolvimento Institucional e os Projetos Pedagógicos dos Cursos a fim de melhorar cada vez mais as condições de oferta de ensino, pesquisa, extensão e os seus cursos de pós-graduação.Assim, todos os anos são oferecidos novos cursos, são feitas adequações aos projetos pedagógicos a fim de cumprir e oferecer conhecimento aos alunos sobre a realidade social brasileira, seus desafios, a influência das culturas africana e indígena na formação cultural e educacional da nação, máxime de seus costumes e tradições, o necessário respeito à educação ambiental em todas as áreas do conhecimento, à diversidade, a busca de alternativas para transformação da atual sociedade, para outra com valores próprios da tolerância, conhecimento científico e postura ética.

DIMENSÃO 3

Responsabilidade social da instituição.

Consciente de sua responsabilidade, a AEMS participa dos programas PROUNI, FIES, Vale Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul, mantém convênios com dezenas de instituições públicas e empresas, realiza as Caravanas da Cidadania e participa de eventos em conjunto com importantes parceiros, como Ação Global, Feirão da Saúde, Projeto Menor Aprendiz em Três Lagoas. Também realiza com seus professores e alunos visitas a bairros, ocasião em que centenas de pessoas recebem orientações e atendimentos básicos em relação a seus direitos, noções sobre saúde e participam de atividades recreativas e físicas.

A Instituição recebeu da ABMES o selo de exemplo de responsabilidade social, por suas atividades desenvolvidas em benefício da população da região, inclusive em benefício de seus alunos, professores e pessoal técnico-administrativo, os quais também recebem atendimentos especializados nas Clínicas de Fisioterapia, Psicologia, Odontologia, Medicina Veterinária e de Nutrição, na Brinquedoteca, no Centro Poliesportivo da IES, no Núcleo de Prática Jurídica, mediante acompanhamento por parte dos alunos e professores do Curso de Serviço Social. Além de que, oferece anualmente cerca de uma centena de Cursos de Extensão gratuitos, abertos ao público em geral, promovidos pelos diversos Cursos da IES, conforme consta do Portal na internet..

DIMENSÃO 4

Comunicação com a Sociedade.

Cada vez mais a página do Portal AEMS na internet firma-se como grande instrumento de comunicação interna e externa. Os assuntos foram divididos por áreas: institucional, cursos, pesquisa e extensão. Há informações sobre os convênios, atividades da CPA, cursos de extensão, semanas acadêmicas e áreas para alunos e professores. Estas oferecem a possibilidade de comunicação permanente entre os integrantes dos diversos segmentos da Instituição. A IES também mantém diversos aparelhos roteadores em wireless, destinados a fornecer gratuitamente sinal de internet em suas dependências, e ainda mantém dezenas de terminais conectados à internet na biblioteca, à disposição de alunos e da comunidade.

DIMENSÃO 5

Políticas de Pessoal, Carreira, Aperfeiçoamento e Condições de Trabalho. 

Verificadas determinadas necessidades de professores e funcionários, a CPA indicou à Diretoria a abertura de atendimento das Clínicas de Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia, Medicina Veterinária e do Núcleo de Prática Jurídica e do Centro Poliesportivo para tais profissionais e seus familiares, como já o fazia para a população de modo geral. Além de oferecer atendimento psicopedagógico aos professores, propicia atendimento psicológico aos funcionários e oferece planos de carreiras para cada um desses segmentos profissionais. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes divulga orientações para prevenir acidentes e doenças ocupacionais e a Diretoria Acadêmica oferece programas de aperfeiçoamento técnico e pedagógico, conforme as políticas previstas no Projeto Pedagógico Institucional.

DIMENSÃO 6

Organização e Gestão da Instituição.

A CPA tem acesso ao teor das atas dos Colegiados da Instituição, em especial o Conselho Superior, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, os Conselhos de Curso e os Núcleos Docentes Estruturantes. Muitas vezes, integrantes da CPA participam de reuniões desses colegiados, ocasião em que divulgam e colhem informações.

DIMENSÃO 7

Infra-estrutura e recursos de apoio.

EOs resultados dos questionários distribuídos aos alunos, professores e funcionários indicam o grau de satisfação ou de insatisfação quanto ao acervo da biblioteca, de recursos de tecnologia da informação, de funcionamento de laboratórios, quanto as condições de salas de aula, espaços de convivência e lazer, dependências administrativas e auditórios. Tais informações são apresentadas à Diretoria Geral, que por sua vez, em consonância com a Mantenedora, providencia os investimentos em recursos materiais e estruturais. Para atender as diversas demandas, a Instituição passou a manter uma equipe permanente de instalação e manutenção de equipamentos e materiais em todas as dependências.

Além disso, foi instituído um novo sistema de comunicação visual, a fim de facilitar a localização espacial dos prédios, salas e dependências da IES. A título de exemplo de efeitos da autoavaliação, registre-se a recente instalação de equipamentos de climatização em todas as salas de aula da Instituição e de instalação de cobertura na entrada do Prédio.

DIMENSÃO 8

Planejamento da avaliação.

A cada ano que passa os instrumentos de auto-avaliação são aperfeiçoados para obter as informações mais precisas e fidedignas por parte dos integrantes desta Comunidade Acadêmica, de modo a contribuir permanentemente ao processo de gestão administrativa e acadêmica.

Assim, procure saber com o seu Coordenador quais foram os resultados da auto-avaliação e acompanhe os resultados nesta página da internet.

DIMENSÃO 9

Políticas de Atendimento aos Estudantes. 

Diante da crescente demanda por atendimento nas mais diversas áreas, a CPA indicou a oferta de atendimento psicopedagógico e de nivelamento, a fim de proporcionar melhor adaptação e melhoria do aprendizado dos alunos. Tais medidas foram implementadas e constam do Projeto Pedagógico Institucional.

A IES também passou a oferecer uma série de atendimentos on-line e ainda mantém outros atendimentos nas dependências da própria IES, em especial quanto às questões financeiras. São oferecidos também atendimentos em Clínicas de Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Medicina Veterinária, no Centro Poliesportivo e no Núcleo de Prática Jurídica. A IES também procura incentivar a participação dos alunos em Encontros e Congressos Científicos, oferece duas revistas para veiculação da produção científica de alunos e professores. Incentiva ainda a participação em atividades complementares, por meio de oferta de atividades sociais e cursos de extensão.

DIMENSÃO 10

Sustentabilidade Financeira da Instituição. 

O contínuo crescimento das Faculdades Integradas de Três Lagoas nos últimos anos, a ampliação de sua estrutura e de seus quadros de pessoal e a abertura de novos cursos demonstram a perspectiva de desenvolvimento e de sucesso da Instituição e de seus alunos e funcionários.

CONSULTE OS RESULTADOS

RELATÓRIOS 

Com o objetivo de dar total transparência aos dados coletados pelos questionários da CPA. A Comissão divulga a toda a comunidade acadêmica seus relatórios finais e parciais.

Para ter acesso, basta selecionar o ano e o relatório desejado.